CemigFGTS Servidor ContratadoFinanciamento de veículoDireito Previdenciário

Compradores de carros financiados são os maiores devedores do país


A maior taxa de devedores do país está entre os compradores de carros financiados. A inadimplência nos financiamentos de veículos chegou a 5,5% em junho deste ano, de acordo com da-dos divulgados pelo Banco Central.
 
O advogado Kris Brettas, do escritório Brettas & Reis, explica que as facilidade oferecidas pelos bancos e financeiras, não exigindo entrada, com prestações que chegam há até 72 meses, são alguns dos fatores que contribuem para a alta taxa de inadimplência. O advogado também ressalta que a maioria dos contratos de financiamentos contém irregularidades e cobran-ças abusivas, que elevam os valores das prestações e as chances de inadimplência.
 
“A cobrança de juros compostos (juros sobre juros) aumenta muito o valor das prestações e consequentemente o valor final do veículo. Sem contar o repasse indevido de despesas adminis-trativas, como a TAC (taxa de abertura de crédito), taxa de bo-leto e serviço de terceiros. Todas essas cobranças são irregula-res e aumentam o valor final do veículo”, afirma Kris Brettas.
 
O advogado explica que a ação de revisão de financiamento tem como finalidade rever o contrato para eliminar as cobranças abusivas, de modo que o consumidor pague apenas o valor jus-to pelo veículo.
 
“Os tribunais vem se posicionando a favor do consumidor, de-clarando abusivas tais cobranças e condenando as financeiras ao ressarcimento destes valores, tal posicionamento comprova as irregularidades das cobranças, e garante o direito do consumi-dor procurar um advogado para revisar seu contrato de financi-amento”, explica Kris Brettas.

  • Share :


 

© 2009 - 2015 - BRETTAS & REIS ADVOGADOS Todos os direitos reservados